Santos 4 x 4 Atlético - Festival de gols pelo Brasileirão 1998

Valdir marcando um de seus gols na partida

No Campeonato Brasileiro de 1998, o Atlético Mineiro foi o rei dos empates com muitos gols. Em 10 de outubro, o Galo enfrentou o Botafogo no Mineirão em um eletrizante 5 a 5, onde a equipe da casa chegou a estar ganhando de 5 a 2. Já que este jogo já foi tema de O Curioso do Futebol, vamos falar de outra partida, realizada praticamente dois meses antes, com a participação do alvinegro de Belo Horizonte.

Em 19 de agosto do mesmo ano, o Atlético Mineiro foi até o litoral paulista para enfrentar o Santos FC na Vila Belmiro, em partida válida pela sexta rodada do Brasileirão de 1998. A partida prometia muito, já que dois dos mais famosos artilheiros do país estavam em campo: Valdir, pelo Galo, e Viola, pelo Peixe.

Apesar de ser uma quarta-feira, o jogo foi marcado para às 15h30. Como estava em época de Horário Eleitoral Gratuito na televisão, a Rede Globo transmitia os jogos do meio de semana no período da vespertino, no antigo espaço da Sessão da Tarde. O motivo: com os candidatos na TV, se os jogos começassem às 21h45 (horário dos jogos à época), a novela teria pouco tempo de exibição. Pois é, a teledramaturgia brasileira mexe com o futebol não é de agora.

A partida começou morna. Santos e Atlético Mineiro se estudavam em campo. O jogo esquentou na metade do primeiro tempo, com o Galo comandando as ações. E aos 25 minutos, o placar foi aberto. Valdir, pela direita da grande área, cruzou rasteiro para Marques marcar: 1 a 0 para os visitantes.

Viola disputa a jogada

Enquanto o Santos ainda assimilava o golpe, o Galo continuava dominando a partida e não perdeu tempo para ampliar o marcador. Aos 33, Marques e Valdir tabelaram, envolveram toda a defesa do Peixe e o artilheiro de bigode não vacilou: 2 a 0 para o Atlético Mineiro. E o primeiro tempo terminou com a vantagem dos visitantes.

A segunda etapa começou como terminou a primeira, com o Galo dominando, mesmo com a expulsão do lateral-esquerdo Everaldo. O terceiro gol não demorou a sair: Marques invadiu a área e foi derrubado por Anderson. Pênalti que Valdir bateu, aos nove minutos, e não perdoou. Mais um do Atlético Mineiro.

O Santos acordou para a partida e esboçou uma reação. O técnico Leão sacou o lateral Athirson e colocou o meia atacante Adiel, que botou fogo no jogo. Aos 15 minutos, ele cruzou uma bola da direita para Lúcio, que diminuiu. Galo 3, Peixe 1.

O Santos foi para cima, tentando diminuir a diferença a qualquer custo e deixou espaços para os mineiros. Em um desses contra-ataques, Sandro agarrou Valdir na área e o árbitro Luiz Augusto Teotônio de Almeida marcou outro pênalti para o Atlético. O próprio Valdir, aos 28 minutos, bateu e conferiu: 4 a 1 para o Galo.

Faltando um pouco mais de 15 minutos para o fim da partida, todos os presentes na Vila Belmiro acharam que o jogo estava definido. Porém, "o jogo só termina quando o juiz apita o final" e o Santos provou que esta velha máxima é real. Aos 30 minutos, em uma boa cruzada da direita, o colombiano Aristizábal, de cabeça, marcou o segundo gol do Santos.

E a pressão santista continuou. Três minutos depois, Viola foi derrubado na área e o árbitro marcou o terceiro pênalti da partida, o primeiro em favor dos mandantes. O próprio artilheiro, que andava meio sumido do jogo, bateu e fez. Neste momento, o placar apontava Santos 3, Atlético 4.

Melhores momentos da partida

E assim como dois meses depois, quando o Atlético Mineiro ganhava do Botafogo por 5 a 2 e deixou empatar, neste jogo o Galo também cedeu o empate depois estar com três gols de vantagem. Aos 43 minutos, Com praticamente o time inteiro do Santos na área adversária, Adiel cruzou a bola pela esquerda, Viola cabeceou na trave e, no rebote, Claudiomiro, em uma bicicleta muito estranha, empatou: 4 a 4.

Foi uma partida emocionante, como muitas daquele Campeonato Brasileiro. O Galo, naquele campeonato, perdeu a vaga nos play-offs para o Grêmio no número de vitórias. Já o Santos chegou até as semifinais, onde foi eliminado pelo Corinthians, a equipe que conquistou o caneco.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações