Santa Cruz e a excursão ao Oriente Médio em 1979

Equipe do Santa Cruz no Oriente Médio

Em 1979, o Santa Cruz iniciou o ano de forma que alegrou seus torcedores. Depois do período de férias, o mês de fevereiro marcou o reinício das atividades futebolísticas com a promoção de um Torneio Quadrangular disputado entre o Santa Cruz, Seleção da Tchecoslováquia, Náutico e o Botafogo da Paraíba. O primeiro título do ano era ganho pelos tricolores e Evaristo de Macedo, após duas sensacionais vitórias: 4x0 sobre os checos e 1x0 no Botafogo/PB. Depois os tricolores excursionaram pelo Ceará, onde obtiveram dois empates.

Após esses jogos, o time da Cobra Coral iria para a Ásia, onde disputaria uma série de amistosos contra equipes de países árabes. No dia 26 de fevereiro, em plena segunda-feira de Carnaval, o elenco do Santa Cruz partiu rumo ao Oriente Médio. No final, a equipe ainda faria dois jogos na Europa. Esta viagem do time comandado por Evaristo de Macedo e com Givanildo no meio-de-campo se tornaria uma excursão histórica. 

O tricolor pernambucano em ação

Os tricolores voltaram invictos das 10 partidas disputadas no Oriente Médio, com sensacionais resultados: 5x1 na seleção do Kwait, 1x1 na revanche; 3x0 na seleção do Bahreim, 4x0 na seleção do Qatar; 4x1 na seleção principal de Doha; 4x1 na seleção de Dubai; 3x0 na seleção dos Emirados Árabes; 3x0 na seleção de Al Halin; 6x2 no Al Nasser; 3x0 El Helal (equipe comandada na época por Zagalo).

Depois das grandes exibições pelo Mundo Árabe, o Santa Cruz ainda faria dois jogos pela Europa, com uma vitória e um empate: 4x2 na seleção romena e 2x2 contra o Paris Saint German. No total, foram 12 jogos, com 10 vitórias e dois empates, 40 gols feitos e apenas 10 sofridos.

Todos estes jogos acabaram sendo bons para a preparação da equipe. O Santa Cruz conseguiu conquistar, mais uma vez, o título pernambucano. Um ano depois, A Confederação Brasileira de Futebol concedeu ao clube a Fita Azul do Futebol Brasileiro, título dado às equipes nacionais que ficam invictas em excursões ao exterior.

O time em dia de treinamento

Confira o elenco do Santa Cruz na excursão:

Goleiros - Joel Mendes e Claudio
Laterais - Carlos Alberto Barbosa, Vacil e Pedrinho
Zagueiros - Alfredo Santos e Paranhos
Meio-campistas - Givanildo, Deinha, Jadir, Betinho e Gonçalves
Atacantes - Volney, Neinha, Zé Roberto e Lula
Técnico - Evaristo de Macedo
Preparador Fisico - Marcos Soares
Médico - Bráulio Pimentel
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações