Olimpia 1 x 2 São Paulo - Em 1950, o último jogo de Leônidas pelo Tricolor

Leônidas foi um dos maiores jogadores da história do São Paulo

Considerado com um dos melhores jogadores do mundo nas décadas de 1930 e 1940, Leônidas da Silva elevou o São Paulo FC a "time grande" na época devido à grandeza da contratação, a mais cara do futebol sul-americano até então.

Com o "Diamante Negro" em campo, o São Paulo ganhou cinco Campeonatos Paulistas em sete anos. Ao todo, marcou 141 gols em 212 jogos e ostenta o incrível aproveitamento de 70% dos pontos disputados (137 vitórias, 37 empates e 38 derrotas).

Leônidas foi tão importante para o futebol brasileiro que não poderia deixar de brilhar na Seleção. Disputou as Copas do Mundo de 1934 e 1938, sendo artilheiro na última com oito gols marcados.

Mas em 1950 chegou a hora de pendurar a chuteiras. E a última partida do ídolo tricolor aconteceu bem longe da capital. A ensolarada Olímpia, localizada a 480 km de São Paulo, serviu de palco para o último jogo do Diamante Negro.

A famosa bicicleta do craque

Em 03 de dezembro de 1950, Leônidas entrou em campo com o Tricolor, do técnico Vicente Feola, no recém-inaugurado Estádio Maria Tereza Breda. E apesar do esforço dos mandantes, não houve força suficiente para parar o São Paulo de Leônidas.

Com gols de Augusto e Leopoldo (de pênalti), o Tricolor superou os anfitriões por 2 a 1, o gol dos olimpienses marcado por Alemão, fechando com chave de ouro a participação de um dos mais lendários jogadores da história do futebol brasileiro.

Em 1951 Leônidas se tornaria técnico do São Paulo, viajando inclusive com o Tricolor na famosa excursão a Europa.

Partida foi realizada no Estádio Maria Tereza Breda


Ficha técnica

Olimpia 1 X 2 São Paulo

São Paulo: José Poy (Bertolucci), Savério (Gonzalez) e Mauro (Saltore); Bauer, Ruy (Alfredo Ramos) e Noronha (Jacó); Dido (Marin), Leônidas (Elmo Bóvio), Augusto (Ponce de León), Remo (Leopoldo) e Teixeirinha (De Camilo) - Técnico: Vicente Feola.

Olimpia: Mascote; Aimoré e Prates; Bem, Pé de Valsa e Jorge; Alemão, Tide, Bambuí, Viana e Andrade.

Gols: Augusto e Leopoldo (São Paulo) e Alemão (Olímpia)

Expulsão: Elmo Bóvio e Viana
Árbitro: Mario Gardelli
Renda: Cr$ 90.000,00

←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Nesse jogo histórico OLÍMPIA 1 X 2 SÃO PAULO - tem como obter a FOTO DO TIME DO OLÍMPIA NO SEU ACERVO. ?

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações