Maradona no Santos?

Maradona visitando a Vila Belmiro

Um dos melhores jogadores da história do futebol mundial, Diego Armando Maradona, esteve perto de defender o Santos FC há 20 anos. Você sabia dessa?

Pois é! Ainda no primeiro semestre de 1995, o Peixe entrou forte para ter em seu elenco o mais famoso jogador argentino da história. O projeto era o seguinte: a Pelé Sports & Marketing, de Pelé, contrataria o jogador, que estava, naquele momento, cumprindo suspensão pelo doping descoberto na Copa do Mundo de 1994, e o colocaria para jogar no Santos.

Era uma grande jogada de marketing para o Santos. O clube teria, em sua história, os dois maiores camisas 10 de todos os tempos: Pelé e Maradona! Aliás, os dois se reuniram algumas vezes para discutir as cláusulas do contrato. E o atleta, que estava com 34 anos naquele momento, poderia ainda fazer alguns bons jogos pelo time da Vila Belmiro.

De acordo com algumas fontes, entre elas o presidente do Santos na época, Samir Jorge Abdul-Hak, o negócio ficou muito perto de ser fechado, mas ao fim da suspensão por doping, El Pibe resolveu jogar no Boca Juniors, seu clube do coração.

Reportagem da época explicando
como seria a contratação de El Pibe

O Santos, naquele ano, também não ficou "chupando o dedo". Os torcedores do Peixe viram outro camisa 10 brilhar pelo alvinegro praiano. O meia Giovanni jogou muito e, por pouco, não levou o Santos ao título brasileiro de 1995.

Mas a história Santos e Maradona não parou por aí. Nas vésperas do carnaval de 1998, El Pibe aportou na cidade do litoral do estado de São Paulo. Participou do carnaval de rua santista e visitou a Vila Belmiro. Mas com 38 anos, Maradona queria mesmo era voltar a jogar futebol e sua mira apontava para a camisa 10 tão famosa.

Mas, desta vez, foi o Santos que não quis contar com o jogador. Ou melhor, quem não quis mesmo foi o técnico do Peixe na época, Emerson Leão. O comandante estava atrás de um centroavante com presença de área e Maradona não preenchia os requisitos. Maradona foi descartado e o Santos, dois meses depois, contratou Viola, que foi o artilheiro do Brasileirão de 1998.

Já o El Pibe ainda tentou se engraçar pelos lados do Parque São Jorge, mas nem a diretoria do Corinthians, nem Vanderlei Luxemburgo se entusiasmaram com a contratação de Maradona, que encerrou a carreira.

Reportagem do Estadão sobre a negociação

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações