Derby della Madonninna - Os mais famosos a passarem pelos dois lados

* por Lucas Paes

Giuseppe Meazza defendeu as duas equipes de Milão


Neste domingo, 13 de setembro, acontece em Milão mais um derby entre Inter e Milan, o clássico entre times da mesma cidade que envolve mais títulos no mundo, hoje porém rossoneros e Nerazzurris vivem tempos de vacas magras, apesar disso o clássico é cheio de histórias, e o blog Curioso do Futebol visita uma das curiosidades, alguns dos mais famosos jogadores que passaram pelas duas equipes:

Andrea Pirlo

Pirlo talvez seja a maior burrice feita pela diretoria da Internazionale, Moratti deve se arrepender até hoje do que fez, o jogador passou discretamente pela Inter entre 1998 e 2001, sem marcar nenhum gol em 40 jogos, então Moratti decidiu trocar Pirlo por Andrés "Guly" Guglielminpietro que não fez nenhum sucesso com a camisa da Inter, já Pirlo fez história no Milan: 401 jogos, 41 gols, títulos nacionais, europeus e mundiais. 

Pirlo ainda passaria com muito sucesso pela Juventus, onde chegou ano passado à mais uma final de Champions League, sendo derrotado pelo já histórico Barcelona do trio MSN. Pirlo hoje joga no New York City F.C. da Major League Soccer(MLS) dos Estados Unidos.

Christian Vieri


O polêmico atacante Vieri passou pela Internazionale entre 99 e 2005 marcando 123 gols em 190 jogos pela equipe nerazzurra, depois de muitos anos, passou apenas 6 meses no Milan em 2005, marcando apenas 2 gols em 14 jogos, o jogador passou também pela Juventus de Turim, onde marcou 14 gols em 37 partidas na temporada 1996-97.

Clarence Seedorf

Um dos mais notáveis jogadores holandeses, Seedorf teve passagens por diversos grandes clubes europeus e antes de ganhar diversos títulos pelo Milan, Clarence teve uma boa passagem pela Internazionale, entre 2000 e 2002 o Holandês que chegou a ser companheiro de Ronaldo Fenômeno marcou 13 gols em 94 partidas pela Inter. 

Em 2002 Seedorf foi trocado por Francesco Coco e partiu para fazer história no Milan(revisitar as negociações bizarras de Moratti na Inter daria um novo texto.) foram 10 anos de clube, 456 jogos e 62 gols e a eterna idolatria do lado rubro negro da cidade. Depois de passagem pelo Milan Seedorf passaria pelo Botafogo antes de se aposentar em 2014.

Zlatan Ibrahimovic


O Mr. Scudetto teve passagem histórica pelos dois times de Milão. Ibra chegou a Inter em 2006, depois de deixar a Juventus, que havia sido rebaixada após toda a polêmica do Calciocaos(caso do qual recentemente o clube alvinegro foi absolvido) e fez história, Ibra passou pelo time tetra campeão seguido do Scudetto pela Internazionale entre 2006 e 2009, sendo o destaque e principal artilheiro do time nas temporadas, formando com Adriano um ataque mortal, foram 66 gols em 117 jogos pelos Nerazzurri.

E a passagem pelo Milan não seria menos brilhante, depois de péssima temporada no Barcelona, Ibra foi emprestado ao Milan onde na primeira temporada voltou a ganhar o campeonato Italiano, sendo decisivo no Derby que praticamente decidiu o campeonato, ao bater o pênalti que abriu a contagem, pelo Milan foram 56 gols em 85 jogos entre 2010 e 2012.

Giuseppe Meazza

Talvez o maior jogador da história da Internazionale, de fato o maior artilheiro da história do clube, Meazza despontou pelo imenso talento logo aos 17 anos, o baixinho de 1,69 marcaria época na Inter, marcando 239 gols em 348 jogos na primeira passagem entre 1927 e 1940. 

Em 1940 se transferiu ao Milan, onde marcou 9 gols em 37 jogos, ficou nos rubro-negros até o ano de 1942 quando se transferiria a Juventus, marcando 10 gols em 27 jogos. Em 1947 voltaria a defender a Inter, marcando 2 gols em 17 jogos e encerrando enfim a carreira.

Ronaldo


O lendário atacante brasileiro que passou também por Barcelona, Real Madrid, PSV, Cruzeiro e Corinthians teve passagem que, apesar das diversas lesões, foi brilhante na Inter: Entre 1998 e 2002 o Fenômeno, apelido que inclusive ganhou na Inter, marcou 59 gols em 99 jogos, sendo decisivo ao extremo no titulo da Copa da Uefa em 1998 porém passando pela frustração da perda do Scudetto em 2001/02.

Entre 2007 e 2008 o Fenômeno teve curta passagem pelo Milan onde chegou a marcar em um Derby, foram 9 gols em apenas 20 jogos, depois o jogador foi para o Corinthians onde foi responsável direto pelo crescimento do clube de Parque São Jorge.

Se fosse me estender poderia mencionar diversos outros casos, como Balotelli, Serena, Crespo, Vieira e tantos outros, mas fica talvez para uma segunda edição. Inter e Milan possuem histórias interligadas que acabaram criando uma das maiores rivalidades do mundo, mais um capitulo será escrito neste domingo às 15h45 no horário de Brasília.

* Lucas Paes é estudante de jornalismo, mora em Santos e sempre acompanha o futebol pelo mundo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações