Austrália na Copa do Mundo de 1974

Austrália enfrentando a Alemanha Ocidental

Presente nas três últimas edições da Copa do Mundo, a Austrália sempre teve, no passado, dificuldades para chegar ao Mundial de futebol. Isso era devido ao desenvolvimento do esporte no País, que foi reforçado apenas a partir da década de 1990, e a dificuldade de se classificar via OFC. Mas a primeira vez que a Austrália conseguiu classificação para disputar o torneio final da Copa do Mundo foi em 1974, na Alemanha Ocidental.

Para aquela Copa, os dois países inscritos pela Oceania, Austrália e Nova Zelândia, disputaram a vaga juntamente com os países da Ásia. Na primeira fase, os dois oceânicos tiveram a presença de Iraque e Indonésia. Com nove pontos em seis jogos (lembrando que a vitória, na época, valia apenas dois pontos), a Austrália garantiu passagem para a etapa seguinte.

Contra a Alemanha Oriental

Na fase do mata-mata, os australianos enfrentaram, primeiramente, o Irã. No primeiro jogo, em Sidney, a Austrália ganhou por 3 a 0. No jogo de volta, em Teerã, um jogo difícil. Os iranianos fizeram dois a zero, mas os australianos conseguiram a passagem para a fase seguinte.

A vaga para a Copa ficou entre Austrália e Coréia do Sul. O primeiro jogo, em 28 de Outubro de 1973, as duas equipes ficaram no 0 a 0 em Sidney. Na volta, em Seul, no dia 10 de novembro, um 2 a 2 e a decisão ficou para um jogo extra. A partida foi disputada em Hong Kong, três dias depois do segundo jogo, e a Austrália conseguiu a tão sonhada vaga na Copa.

Na partida contra o Chile

No Mundial, a Austrália chegou como uma das seleções mais fracas do torneio. A estreia foi no dia 14 de junho de 1974, em Hamburgo. Os australianos tiveram uma estreia fraca e perderam para a Alemanha Oriental por 2 a 0.

No segundo jogo, um desafio ainda maior: a Austrália entrava em campo na cidade de Hamburgo com os donos da casa. Realmente foi uma partida difícil e os alemães ocidentais venceram por 3 a 0, não dando chance para os australianos.

Equipe perfilada

Na última partida, a Austrália enfrentaria o Chile em Berlim Ocidental. A despedida australiana foi com um 0 a 0 e, apesar de não ter feito gols em sua primeira Copa do Mundo, o time da Oceania conseguiu levar um pontinho para casa.

A Austrália voltaria à uma Copa do Mundo apenas em 2006, que também foi realizado na Alemanha. Após este mundial, a Austrália saiu da OFC e foi aceita na AFC e disputou vaga para as duas últimas Copas jogando pela Ásia, conseguindo exito.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações