Tostão no Vasco da Gama

Tostão com a camisa do Vasco

Um dos grandes jogadores da história do futebol brasileiro e do Cruzeiro, Eduardo Gonçalves de Andrade, o craque Tostão, também defendeu o Vasco da Gama. Ele chegou ao clube cruzmaltino em abril de 1972, já tricampeão do mundo.

A negociação entre Cruzeiro e Vasco foi a maior transação entre clubes brasileiros até aquele momento, custando aos cofres do Cruz-Maltino Cr$ 3,5 milhões, o que valeria cerca de R$ 17,5 milhões na moeda atual. O Vasco deu um 'drible' no Fluminense, que era o favorito para contratar o jogador. A imprensa fala que aquele Tostão valia milhões.

Em jogo contra o Flamengo


Após estrear num clássico contra o Flamengo, empate em 2 a 2, no dia 7 de maio do mesmo ano, o Mineirinho de Ouro demoraria quase dois meses para estufar as redes com a camisa do seu novo time. E foi na em 29 de julho que o craque desencantou.

Contra o São Cristóvão, no Maracanã, Tostão marcou o gol único da partida, em cobrança de falta. Este seria o primeiro dos apenas sete gols que faria com a camisa vascaína nas 44 partidas em que esteve em campo.

Reportagem do SporTV sobre a negociação


Porém, o Tostão não era o mesmo que brilhou no Cruzeiro e na Seleção Brasileira. O deslocamento de retina, que ocorreu em um jogo em 1969, quando Tostão levou uma bolada de raspão no olho esquerdo após chute do zagueiro Ditão, do Corinthians, prejudicava cada vez mais sua visão e atrapalhava o rendimento do jogador em campo.

Em fevereiro de 73, o jogador anunciaria sua saída do clube e o fim de sua carreira, com apenas 26 anos de idade. No Vasco, o craque fez apenas 44 jogos e marcou apenas 7 gols.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Que pena o tostão encerrou a carreira aos 26 anos, devido a um problema no olho!

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações