domingo, 30 de agosto de 2015

São Paulo e São José empatam em primeiro jogo da final do Paulista Feminino

Partida foi disputada debaixo de forte calor na tarde paulistana

São Paulo FC e São José disputaram na tarde deste domingo, 30 de agosto, a primeira partida da grande final do Campeonato Paulista de Futebol Feminino 2015 e ficaram no empate em 1 a 1. A partida foi realizada no Estádio Nicolau Alayon, no Nacional. Ricardo Russini Pucci atacou hoje de O Curioso do Futebol e passou as informações da partida.

A semana que antecipou a partida foi de bastante polêmica. O Nicolau Alayon foi o terceiro local escolhido para o espetáculo. Originalmente, o São Paulo queria mandar o jogo no campo sintético de seu clube social, onde foi realizado a semifinal contra o Santos, no domingo passado, que terminou em 2 a 2. Porém, a diretoria do São José apontou que o regulamento previa que a final só poderia ser realizada em estádio e o clube social do Tricolor foi descartado, o que não agradou a comissão técnica são-paulina.

São-paulinos protestam contra o fim do Futebol Feminino no clube 

O segundo local escolhido para a partida foi a Arena Barueri. Porém, o estádio da cidade da grande São Paulo está com o laudo do Corpo de Bombeiros vencido e, novamente, o jogo foi mudado de local. Então, o estádio escolhido para o primeiro jogo da final foi o Nicolau Alayon. Isto na quarta-feira.

Além da polêmica do local da partida, outra questão bastante discutida nesta semana foi o fato de que depois da decisão, a equipe do São Paulo será, a princípio, desfeita. Isto vem causando protestos em algumas alas do conselho tricolor, inclusive uma faixa de protesto, pedindo a continuação do projeto, foi estendida neste domingo. O presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar acompanhou a partida de hoje.

Alheio a isto tudo está o São José. Melhor campanha da primeira fase da competição, a equipe do Vale, que eliminou a Ferroviária para chegar à decisão, luta pelo bi-campeonato paulista. O São José, que tem uma das melhores estruturas do futebol feminino em todo o país, sofreu uma reformulação para este ano. Depois da implantação da Seleção Permanente, o São José perdeu várias atletas.

Bom, vamos para a partida, que contou com a presença de cerca de 500 pessoas. Além de muitos tricolores, os torcedores do São José se fizeram presentes, inclusive ostentando suas faixas. Tudo isto para prestigiar esta brilhante decisão.

Cobrança de pênalti em que saiu o primeiro gol do jogo

Também estavam presentes ao jogo Fernando Martinez (Jogos Perdidos), Milton Haddad, Rodrigo Colucci, Sergio Oliveira (FATV), Ricardo Espina (Valeu o Ingresso) e, é claro, de Ricardo Russini Pucci. Além deles, Júlia Vergueiro e a galera das Dibradoras, que entrevistaram no estádio a ex-jogadora e atual coordenadora do Futebol Feminino no Ministério do Esporte, Michael Jackson. A entrevista você pode conferir no podcast de amanhã no site delas, que é o melhor em cobertura de Futebol Feminino.

Nos dez minutos iniciais da partida, o São Paulo saiu para o jogo com o objetivo de abrir o placar e tirar a vantagem da decisão do time do Vale do Paraíba. A equipe tinha suas principais jogadas ofensivas armadas pela camisa dez, Sole, mas não conseguiu levar grande perigo ao gol adversário. Já o São José utilizava jogadas de contra-ataque e tinha como principal arma a velocidade das atacantes Carlinha e Chu.

As duas equipes ficaram se estudando e o primeiro chute arriscado foi apenas aos 18 minutos, com a meia Cris da equipe tricolor de fora da área. Logo depois duas chances foram desperdiçadas pelo time do interior. Uma de cabeça com a zagueira Gislaine após cobrança de escanteio e outra com a Chu, que teve seu chute para nas mão da goleira são-paulina.

Bola disputada na área

O jogo permaneceu bastante equilibrado no restante da etapa inicial, embora as duas goleiras não tenham sofrido muito perigo. Porém, na última jogada do primeiro tempo, a atacante Carlinha, do São José, foi à linha de fundo, cruzou para o meio da área e a zagueira Nagela acabou interceptando a bola com a mão dentro da área. A juíza marcou a penalidade e a defensora Gislaine estufou as redes para abrir o placar para o São José.

Assim como no começo do confronto, a equipe da capital paulista inicia o segundo tempo com a proposta de impor um forte ritmo para buscar o empate. Mesmo com mais posse de bola no princípio, o time do São Paulo continuou a não oferecer riscos à Andrea, goleira do São José. Enquanto isso, o elenco da equipe do Vale do Paraíba apenas administrava o resultado favorável.

O São Paulo continuou tentando pressionar as jogadoras adversárias e, com a partida se aproximando do fim, se lançou ainda mais ao ataque. Mesmo oferecendo contra-golpes, o time paulistano continou se arriscando e conseguiu o tão esperado empate no último minuto de jogo com Bia, que havia entrado no lugar na Tiganinha.

Carlos Miguel Aidar, presidente do São Paulo, acompanhou a partida 

Com o empate por 1 a 1, o time do São José jogará no sábado, dia 5, às 19h, no estádio Martins Pereira, precisando apenas de um empate para se sagrar campeão. Já o São Paulo necessita de uma vitória com qualquer placar de diferença.

Ficha técnica

São Paulo 1x1 São José

São Paulo: Rubi; Giovanna , Ingrid, Nagela e Dantas (Cibele); Ester, Cris, Milla e Sole (Dulce); Tiganinha (Bia) e Carla - Técnico: Marcello Grigerio.

São José: Andrea; Pelé, Bagé, Gislaine e Raquel; Peçanha, Portilho, Paulinha e Mari (Sandra); Carlinha (Renata Diniz) e Chú (Alanna) - Técnica: Emily Lima.

Gols: Gislaine (47' do primeiro tempo) pelo São José; Bia (48' do segundo tempo) pelo São Paulo.

Árbitra: Katiucia da Mota Lina;
Árbitras Assistentes: Renata Ruel Xavier e Débora Moraes Frik dos Santos; 
Quarta Árbitra: Adeli Mara Monteiro; 
Local: Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo.

* Com fotos e informações de Ricardo Russini Pucci.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Facebook

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações