Goiatuba – campeão goiano de 1992

Os campeões de 1992

Fundado em 1970, o Goiatuba Esporte Clube, da cidade homônima, foi uma equipe que sempre ficou entre primeira e segunda divisões do Campeonato Goiano até meados da década de 80. O clube começou a deixar de vez sua marca no estado em 1988.

Naquele ano, a Federação Goiana de Futebol fez uma seletiva para vagas na primeira divisão da mesma temporada. Jogando contra CRAC e Jataiense, o Goiatuba sagrou-se campeão e carimbou o acesso. No estadual, o Azulão surpreendeu a todos e terminou a competição em terceiro lugar e ainda teve o artilheiro, Bil com 13 gols. A agremiação fez 60 pontos, 11 a mais que o campeão Atlético, que ficou com o título por vencer dois dos quatro turnos daquele ano.

Em 1989, o Goiatuba continuou com suas boas campanhas, sendo quarto colocado no Estadual. Em 1990, repetiu a colocação e teve o artilheiro: Pirata, com 12 gols. Em 1991, mais uma vez o quarto lugar. Mas a vantagem era que o Azulão vinha mantendo a base, o que seria muito importante para o ano seguinte.

Em jogo contra o Goiás

Chegou 1992 e o Goiatuba contratou um reforço de peso: o experiente goleiro Marola. A equipe foi bem na primeira fase, fazendo os mesmos 39 pontos do líder Vila Nova e classificando a equipe diretamente para o quadrangular decisivo.

A experiência que Marola trouxe à equipe foi importante e combinou com o entrosamento dos jogadores, já que a maioria jogava junta há dois anos. Em resumo, a equipe do treinador Orlando Pereira trucidou os três grandes da capital (Goiás, Vila Nova e Atlético) e foi campeão ganhando todos os seis jogos da fase final.

O título veio na penúltima rodada do quadrangular decisivo, com uma vitória de 2 a 0 sobre o Vila Nova no Serra Dourada. A equipe marcou 69 gols, tendo o centroavante Pirata como artilheiro com 16, seguido do zagueiro Bilzão, com 14.

Os tempos atuais nem de longe lembram os daquela época e o clube passa por sérias dificuldades econômicas, devido principalmente a questões trabalhistas, tanto que está licenciado das competições da Federação Goiana de Futebol. Mas o que o Azulão fez em 1992 não é esquecido pelos fãs de futebol em Goiás.

Reportagem da TV Serra Dourada
lembrando do Goiatuba de 1992
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações