Um ano de Copa - Um brasileiro no exterior na época da Copa

Na Argentina em 2010

* por Thyago Ivanov

Como é ser um brasileiro fora do seu país justo quando o Brasil é sede da Copa? Bom, é uma sensação diferente. Quando tu estas fora do seu país é onde nos tornamos brasileiros. Queremos mostrar que somos brasileiros, que o Brasil é grande, e defendemos com unhas e dentes o nosso país. E o mais engraçado disso tudo é que quando estamos em terras brasileiras, somos os que mais criticamos o país.

Em 2010, passei aquele mundial morando em La Plata, na Argentina, e a minha experiência não foi muito boa. Os argentinos são extremamente fanáticos quando se trata de futebol, mais que nós brasileiros, e sair com a camiseta "amarelinha" nessa época, era sinônimo de levar ovadas, vaias e xingamentos pelas ruas argentinas.

No Paraguai em 2014

Quando fomos eliminados pela Holanda em 2010, eu não tive coragem da ir à Mercearia do bairro comprar algo. Todo mundo perguntava por mim, queriam me “zoar”. Mas no dia seguinte, a Argentina foi eliminada e a nossa colônia brasileira, que se reunia nos jogos, ficou muito feliz e gritamos mesmo, com toda a força, o nosso sentimento pelo edifício que eu morava.

Em 2014, vi a Copa do Mundo em Assunção, no Paraguai, pois atualmente moro aqui. Infelizmente, como o Paraguai não se classificou para o mundial, o povo paraguaio não deu muito importância. Parecia que eram jogos comuns. O paimCopa do Mundoa por mim...aís. evalece durantezinhos de cadeira. Brasçs seguiu seu ritmo, com todos trabalhando, estudando e etc. Quase ninguém parava para ver os jogos. Era realmente deprimente.

No dia 7 de julho, véspera daquele fatídico jogo contra a Alemanha e preparamos algo para a festa do dia seguinte. Estávamos em 15 brasileiros. Preparamos toda uma festa no edifício, com direito a feijoada e tudo (risos)reparamos algo para a festa do dia seguinte.. Bom, o resultado contra a Alemanha não preciso nem falar, pois todos ja sabem o que aconteceu. Ou melhor, ninguém sabe até hoje o que aconteceu aquele dia!

Vendo a Copa pela televisão

Aqui no Paraguai, o pessoal ficou triste com essa eliminação do Brasil. Muitos nos apoiaram no dia seguinte no meu plantão no Hospital. Por curiosidade, no interior do Paraguai existem muitas colônias alemãs, na qual muitos estudam na capital Assunção. E eles sim não paravam de desfilar timidamente nas ruas assuncenas.

Em suma, ver esse mundial desde um país que não participou foi uma experiência um pouco frustrante. Espero em 2018 estar de novo no meu querido Brasil e torcer como nos mundiais passados. Só chamamos de querido o Brasil quando não estamos lá e, principalmente, sentimos a falta do nosso povo e nossa festa. Não tem nada igual ao Brasil em época de Copa!!!


* Thyago Pereira Ivanov, 30 anos, é fisioterapeuta e estudante do ultimo ano de Medicina, é natural de Santos-SP, mas atualmente mora em Assunção, capital do Paraguai, e torce para o Corinthians.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações