Colômbia 2 x 0 Uruguai - Colômbia manda Celeste de volta para casa

James Rodriguez marcando gol em Muslera

* por Gustavo Pires Couceiro

Sempre fui a estádio ver jogo de futebol. Desde garoto, principalmente as partidas da Portuguesa Santista. Mas sempre tive muita vontade de ver a Copa do Mundo. Quando anunciaram que o Brasil seria a sede do Mundial de 2014, pensei: “tenho a chance de realizar meu sonho”.

Quando começou as vendas, tentei vários jogos. Só consegui comprar pelo site, juntamente com a minha namorada, aproximadamente cinco dias antes da partida que iria assistir, isso depois de muita luta e F5 (risos)! Passávamos noites e noites tentando um ingresso para os jogos no Maracanã. Até que consegui a partida das oitavas de final entre Colômbia e Uruguai.

Para ir até o Rio de Janeiro, fiz uma longa viagem. Como estava em Campinas, peguei um ônibus até Guarulhos, cidade da minha namorada, e depois outro em direção ao à Cidade Maravilhosa, ainda no dia 25 de junho. Cheguei na cidade por volta das 5 horas e fiquei na no local da fan fest até 2 horas antes do jogo. Não podemos esquecer que no mesmo dia rolava, em Belo Horizonte, Brasil e Chile.

Uruguaios homenageando Suárez

Saindo da fan fest, fui em direção ao Maracanã. Peguei o metrô e desci muito próximo ao estádio. Juntamente com os demais torcedores, caminhei a pé até o portão de entrada ouvindo o Brasil derrotar o Chile nas penalidades.

Ali já percebi que a animação era contagiante. Todos os latino-americanos aguardavam muito esse momento. Mostrando a união dos povos, tão sonhada por San Martin e Bolívar, o povo brasileiro se juntou a argentinos, colombianos, uruguaios e demais, num só corpo e alma. Corpo esse que sempre mantinha um sorriso nos lábios e uma alegria no olhar.

Dentro do campo era total predomínio dos colombianos. Cantaram os 90 minutos para toda equipe e, principalmente, para Mondragón, jogando mais velho a atuar em uma Copa do Mundo. A idolatria dos colombianos por James Rodrigues, Cuadrado e Mondragon animavam qualquer um presente. Os uruguaios, mesmo em menor número, buscaram sempre apoiar a sua equipe e embelezaram o Maracanã com diversas manchas celestes espalhadas.

A partida foi muito animada e com um excelente futebol. O Uruguai buscou desde o começo se defender e atuar no contra golpe, enquanto que a Colômbia tomava as iniciativas e jogava com a bola nos pés. Sofrendo muito a suspensão de Luisito Suárez, fora da partida, faltava lucidez e recurso ao time uruguaio, o que sobrava no lado colombiano. Com uma pintura, que depois foi considerada o gol mais bonito da Copa, James Rodriguez abriu o marcador e o mesmo, posteriormente, decretou números finais ao jogo. Colômbia 2 a 0 e classificada.

Maracanã lotado

Durante todo o tempo, desde o pré-jogo até depois da partida, conversei com diversas pessoas, principalmente uruguaios e chilenos. Voltamos cantando o caminho todo contra as seleções europeias e provocando os cariocas (risos). Troquei uma camisa do meu time da Faculdade por uma oficial da Colômbia com uma família ao sair do estádio.

Estar em um jogo de Copa do Mundo foi mágico e emocionante. Ver o Brasil, e a América Latina, no centro do mundo é algo muito grande. Consolidar a união dos povos, através do maior esporte do mundo é um momento de êxtase para qualquer fã de futebol. Não conseguia parar de sorrir e busquei absorver e aproveitar ao máximo. Lutei muito por um ingresso e tenho certeza que guardarei esse momento para o resto da minha vida.

Fora isso, gostaria de ressaltar a organização do evento, tão criticada anteriormente, e a paixão do povo brasileiro pelo futebol. Fui com a minha camisa da Portuguesa Santista e diversas pessoas me pararam e comentaram do seu apreço e que conheciam o clube.


* Gustavo Correia Pires Couceiro (com a camisa da Briosa), 21 anos, é professor, mora em Campinas-SP e torce para a Portuguesa Santista.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações