Bélgica 1 x 0 Coréia do Sul - A festa compensou a partida sonolenta

Bélgica jogou 'para o gasto' e conseguiu a vitória

* por Genilton Lucas

Sempre quis estar em um jogo de Copa do Mundo. Sou fã de futebol e sempre acompanhei as partidas dos Mundiais anteriores pela televisão. Fazer parte do evento era um sonho que consegui realizar com a Copa do Mundo sendo aqui no Brasil.

Fiz as inscrições nos sorteios para a venda dos ingressos. Na segunda fase, consegui comprar entrada para o jogo Coréia do Sul e Bélgica, que foi realizado no dia 26 de junho. Estava a caminho de realizar o desejo de assistir a um jogo de Copa do Mundo.

Chegado o dia da partida, me preparei para ir. A minha viagem até a Arena Corinthians foi muito tranquila. Como eu moro em Suzano, na grande São Paulo, utilizei os trens da CPTM. Foi genial ver o pessoal nas estações de trem já no clima da Copa. Foi algo que nunca senti na vida. Demorei cerca de 30 minutos entre minha residência e o local da partida e tudo funcionou perfeitamente.

Já do lado de fora da Arena Corinthians deu para perceber o quanto é legal o clima da Copa. Muita alegria e confraternização, coisas que nunca havia visto em jogos de futebol. Sem muita fila, entrei no estádio, procurei o meu lugar e fiquei esperando o início do jogo, observando o movimento de pessoas de várias partes do mundo.


Já na parte de dentro da Arena

As seleções da Coréia do Sul e Bélgica não apresentaram um grande futebol. Para ser sincero, o dia valeu mais  por todo o clima que se faz presente em uma partida de mundial. Vários jogadores belgas foram poupados, já que a equipe já estava classificada para as oitavas. Porém, foi a própria Bélgica que comandou o jogo, mesmo jogando com um menos por causa da expulsão justa de Defour.

Os sul-coreanos pareciam abatidos pelas chances mínimas de classificação. Pareciam até que queriam que o jogo terminasse logo para voltar para casa mais cedo. Mesmo levando o jogo a ‘banho-maria’, a Bélgica garantiu a vitória com o gol de Jan Vertonghen aos 33 do segundo tempo.

Durante a partida e ao final dela, conversei com pessoas que vinham de várias regiões do país. Todos estavam felizes por estarem ali, participando de uma Copa do Mundo. A sensação de estar ali é única, principalmente por ser um Mundial no Brasil.

Acho que esse clima de Copa do Mundo vai viver para sempre dentro de quem teve a experiência de estar em pelo menos um único jogo desse Mundial. Infelizmente, tudo isso não voltará a acontecer em nosso país tão cedo. Fomos uma geração contemplada!


* Genilton Lucas da Silva, o Nilton, 31 anos, é líder de Logística, mora em Suzano-SP mas é potiguar de nascimento e torce para o Palmeiras e América de Natal.


______________________________________________________


Lembrando do passado e curtindo o presente


O jogo não foi dos melhores, mas o clima estava ótimo

* por Sérgio Oliveira

Para falar de 2014, preciso voltar 20 anos no tempo. 

EUA , copa do mundo de 1994, minha primeira copa do mundo . Já tinha acompanhado as duas anteriores como fã, mas essa era diferente  pois estava em solo Americano no período da copa curtindo férias e senti na pele aquele clima. No auge dos meus 13 anos de idade ainda um pimpolho começando na arte do fanatismo futebolístico me recordo da festa dos holandeses nas ruas todos pintados de laranja dos pés a cabeça, ou dos brasileiros no hotel comemorando o gol nas oitavas de final contra os EUA.

Tudo melhorou quando meu tio largou a excursão para ir ver Holanda x Bélgica.

Foi ai que coloquei copa do mundo no meu CV. Infelizmente, graças minha memoria de idoso esquecido pouco lembro daquele dia, me restam apenas o guia oficial do jogo, os ingressos e as fotos. Foram 20 anos com este trunfo genial que usava contra os amigos que nunca tinham visto um jogo de copa. Tudo acabou em 2014.

Estádio lotado

20 anos depois daquele Holanda e Bélgica, poucas eram as minhas esperanças de conferir uma copa no meu país, a falta de grana para ingressos e viagens era o principal motivo.  Já estava conformado em curtir o clima na Fan Fest e pegar carona no planejamento dos amigos mais endinheirados.

Tudo mudou quando ganhei de presente do amigo Luiz Gustavo folego, um ingresso para conferir Bélgica x Coréia na Arena Corinthians . É na dificuldade que se reconhece um grande amigo e até hoje agradeço a generosidade do maior torcedor vivo do Grêmio Mauaense.

A empolgação de rever um jogo de copa 20 anos depois era muito grande. Por isso cheguei bem cedo ao itaquerão para curtir o evento, tive até tempo de sofrer com Portugal na primeira partida do dia num boteco risca faca próximo ao estádio.

Especial da Copa na FATV

Aos poucos os gringos foram chegando e na minha cabeça todo o Déjà vu de 20 anos atrás, a mente foi clareando, Os belgas alcoolizados cantando em 2014 eram uma versão mais moderna dos mesmos holandeses na rua em 1994, as pessoas das mias diversas nacionalidades com bandeiras , as mais diferentes camisas de times. Tudo que já havia conferido nos EUA estava ali, e o mais legal, no meu país, na cidade que vivi quase que toda minha vida.

O jogo em si foi o de menos, nível técnico baixo, mas era o que menos interessava. Valeu a festa dos gringos, valeu pelos vários amigos que encontrei, valeu pelas quase 20 horas que passei respirando 100% futebol, desde cedo no boteco sofrendo com Portugal até o jantar no fim de noite com os amigos no shopping Itaquera.

Quero e preciso ter essa experiência mais uma vez na vida, não importa qual seja a copa, 2018, 2022 ou tá mesmo 20130. Preciso ver uma copa pela Terceira vez, quem não teve essa oportunidade, faça como eu, comece o pé de meia e junte uma grana. Com certeza vale a pena.


* Sérgio Oliveira, 34 anos, é jornalista, apresenta o programa Futebol Alternativo TV na AllTV, mora em São Paulo e torce para a Portuguesa de Desportos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações