1914: o primeiro título do futebol do Timão

O Corinthians de 1914. Em pé: Fulvio, Casemiro do Amaral e Casemiro González
Agachados: Police, Bianco e César. Sentados: Aristides, Peres, Amilcar, Dias e Neco.

O Sport Club Corinthians Paulista foi fundado como uma equipe de futebol no dia 1º de setembro de 1910 por um grupo de operários do bairro Bom Retiro. Seu nome foi inspirado no Corinthian FC de Londres, que excursionava pelo Brasil, sendo chamado pela imprensa brasileira da época de Corinthian's team.

Quatro anos depois, veio o que os fundadores esperavam muito, principalmente o presidente da época, Alexandre Magnani. Foi em 1914 que o Corinthians fez seu primeiro jogo contra uma equipe estrangeira: duas derrotas, sendo uma por 3 a 0 e outra por 2 a 1, ambas para os italianos do Torino. Também foi em 1914 que o Corinthians ganha o seu primeiro título no futebol, já que a primeira taça do Corinthians foi conquistada em 1912, numa prova de pedestrianismo pelos atletas Batista Boni, João Collina e André Lepre que venceram uma prova de 10km disputada no Parque Antarctica.

O título paulista de futebol de 1914 foi conquistado de forma invicta, na segunda competição oficial disputada pelo Timão. O Corinthians fez 10 jogos e obteve 10 vitórias e ainda teve o artilheiro da competição.

A equipe posando com a taça do campeonato

A competição era organizada pela Liga Paulista de Foot Ball. Nesse mesmo ano a Associação Paulista de Esportes Atléticos (Apea) também organizou um campeonato de futebol, com os times de maior expressão da época. O campeão da Apea em 1914 foi a AA São Bento.

A conquista do título corinthiano se deu na penúltima rodada, na vitória por 4x0 contra o Campos Elyseos. Os gols dessa partida foram anotados por Apparício, Neco, Police e Peres.

Uma curiosidade desse título é que dois times abandonaram o campeonato após perderem para o Corinthians. O Germânia, da capital e o Hydercroft (3x1 e 4x1, respectivamente). Por isso em alguns locais consta apenas 8 jogos e 8 vitórias do Corinthians nesse ano.

Neco se torna o primeiro artilheiro de uma competição vestindo a camisa do timão, fez 12 na competição. Esse foi o primeiro título paulista que o Corinthians conquistou de forma invicta, fato que se repetiria outras vezes durante as edições do campeonato.

A taça na Sala de Troféus

Em setembro desse ano acontece à saída de Magnani do comando do clube. Foram quatro anos no poder, e muita luta até o primeiro titulo, que aconteceu em novembro. Quem assumiu seu lugar foi Ricardo Oliveira.

Confira a ficha técnica do jogo do título:

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS: Aristides, Fúlvio, Casemiro Gonzaléz, Police, Bianco, César Nunes, Américo, Peres, Amílcar, Apparício e Neco. Téc.: Casemiro Gonzaléz

CAMPOS ELYSEOS: Baptista, Miguel, Pacheco, Delascio, Severino, Bartholomeu, Alexandre, Dante, Mariano, Octacílio e Felix. Téc.: Não disponível

Local: Parque Antarctica - São Paulo (SP)

Data: 08/11/1914

Árbitro: Eskildsen (Germânia) 
Gols: Apparício, Neco, Police e Peres.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações