Palestra Itália de 1932: o campeão 100%

Esta é a equipe que venceu todos os jogos no Paulista de 1932

O Campeonato Paulista de 1932, organizado pela Associação Paulista de Esportes Atléticos (Apea) foi marcado por diversos fatos, inclusive extracampo. Foi neste ano que Germânia, Atlético Santista e SC Internacional disputaram seu último certame estadual, já que o futebol se profissionalizou e as agremiações eram contra. Também foi o campeonato que ficou paralisado entre julho e novembro. A competição teve seu andamento abalado por um evento político, a Revolução Constitucionalista.

Esportivamente, este Campeonato também tem uma grande marca. É o único até hoje que teve uma equipe que venceu todos os jogos: o Palestra Itália, atualmente o Palmeiras, que assim conquistava seu quarto título paulista.

O Campeonato teve início no primeiro dia de maio. O Palestra fez sua estreia contra o Sírio e, sem dificuldades, venceu por 4 a 0. Na semana seguinte, a equipe fundada por imigrantes italianos enfrentou o São Paulo da Floresta. Em um jogo disputado, o Palestra fez valer de seu melhor time e venceu por 3 a 2.

E as vitórias continuavam. 2 a 1 na AA São Bento, 3 a 1 no Internacional e no Juventus, uma sonora goleada de 7 a 0 no Atlético Santista e uma bela vitória contra o Ypiranga por 4 a 2, no dia 3 de julho. Nesta data, foi realizada a última rodada antes da paralização devido à Revolução.

Cartaz convocando os paulistas para a Revolução

O campeonato ficou parado por longos quatro meses. Os palestrinos ficaram com receio de que, se o campeonato voltasse, a equipe perderia o embalo das vitórias. Ciente das seqüelas provocadas pela turbulência política, a APEA (entidade organizadora do campeonato) determinou que ao fim do conflito, o campeonato voltaria. Porém, seria realizado apenas as partidas que restavam do primeiro turno. O time que somasse mais pontos, seria declarado campeão.

A Revolução teve fim em novembro e, com a decisão da Apea, as equipes voltaram a campo para realizar mais quatro rodadas. Para quem achava que o Palestra iria perder o ritmo, se enganou.

Reportagem do jogo Palestra 8x0 Santos

O time parecia ainda melhor do que antes da paralização. No primeiro jogo, uma vitória por 3 a 0 contra o grande rival Corinthians. Com o resultado, o Palestra precisava apenas de mais uma vitória para garantir o título e ela veio com o placar idêntico à partida anterior, agora contra a Portuguesa.

Com a taça garantida, as duas últimas partidas foram um deleite para os palestrinos, com duas goleadas acachapantes: 9 a 1 no Germânia e 8 a 0 no Santos, já em 11 de dezembro. A festa foi grande, até aquele momento, nenhum havia conquistado o Paulistão ganhando todos os jogos. Até hoje a marca se mantém.

Palestra 9 a 1 no Germânia

Nos 11 jogos, o atual Palmeiras fez 49 gols e sofreu apenas oito. Ao final, a equipe ficou cinco pontos na frente do São Paulo da Floresta, que havia sido o campeão no ano anterior. Vale lembrar que a vitória, na época, valia dois pontos.

O time base do Palestra Itália no campeonato era o seguinte: Nascimento; Loschiavo e Junqueira; Tunga, Goliardo e Adolfo; Avelino, Romeu, Sandro, Lara e Imparato. Estes jogadores estão para sempre na história do Paulistão, sendo os únicos que venceram todos os jogos no mesmo campeonato.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações