Harold Cross: o primeiro craque do futebol santista

Foto em um dos primeiros jogos em Santos, em 1903.
Estão na foto Harold Cross, seu irmão Vitor e Charles Miller

O início do futebol em Santos cruza, certamente, com a história deste irlandês, que nasceu em 1883, e chegou à cidade ainda adolescente e, aos 19 anos, marcou o primeiro gol em um jogo oficial em Santos e também o primeiro de um clube santista no Campeonato Paulista. Seu nome: Harold Cross.

H.Cross, como a imprensa grafava seu nome, marcou presença na primeira vez em que se teve notícia de um jogo de futebol em Santos, na Praia do Boqueirão, no primeiro dia de novembro de 1902. O irlandês estava acompanhado de seu irmão, Vitor, e eles eram um dos poucos que já conheciam o esporte naquele dia.

Oito dias depois, Harold e seu irmão estavam entre os presentes na reunião que fundou o primeiro clube destinado a pratica de futebol em Santos: o Clube Atlético Internacional. Como membro importante e considerado um dos melhores jogadores da cidade, Cross esteve em campo na ponta esquerda do Internacional no primeiro jogo oficial na cidade, contra um combinado de jogadores do Paulistano, Mackenzie e Germânia.

Equipe do CA Internacional

Quem esteve no jogo, também realizado nas areias da Praia do Boqueirão no dia 15 de novembro de 1902, viu que o irlandês realmente se sobressaia, comparando com seus companheiros. Cross marcou o primeiro gol da partida, escrevendo um importante capítulo na história do futebol em Santos. Ao final, 3 a 1 para a equipe da casa, sendo que Cross marcou mais um tento.

Em 28 de junho de 1903, finalmente o CA Internacional já inaugurava o seu campo, na Avenida Ana Costa (veja aqui artigo sobre o campo). E na derrota de 1 a 0 para o Paulistano, Harold Cross fazia parte do time titular da equipe da casa. Neste mesmo ano, o irlandês foi o principal jogador do time na conquista do Campeonato Citadino de Santos, seu primeiro título. No ano seguinte, o jogador foi importante na conquista do bi-campeonato.

H.Cross foi presença certa em praticamente todos os jogos em que o CA Internacional fez em seus oito anos de vida. O irlandês participou das duas primeiras tentativas do clube participar do Campeonato Paulista, em 1904 e 1906, sendo eliminado pela AA das Palmeiras em ambas as seletiva.

Santos FC em 1913

Em 1907, finalmente o Internacional estreava pelo Campeonato Paulista. Na estreia, a equipe santista enfrentou o São Paulo AC, em 13 de maio, no Campo do Velódromo, na capital paulista. O jogo terminou 1 a 0 para os estreantes e adivinha de quem foi o gol: sim, Harold Cross marcou o único tento do jogo em favor dos santistas.

O irlandês esteve presente em todos os jogos do Internacional no Campeonato Paulista até a desistência do clube no certame de 1908. Neste mesmo ano, Harold Cross esteve em campo na derrota do clube para um combinado argentino, por 6 a 1, no Campo da Ana Costa, no dia 14 de julho de 1908.

Já em 1909, com 26 anos, Harold Cross deixou a ponta esquerda e foi jogar de meio médio. Foi nesta posição em que ele jogou as partidas da seletiva para o Campeonato Paulista daquele ano, quando o Internacional perdeu a vaga para o São Paulo AC.


Ficha técnica de Santos 6x3 Corinthians

Com o insucesso de voltar a disputar o estadual, o Clube Atlético Internacional fechou as portas e Harold Cross foi convidado a jogar pelo Santos Athletic Club, conhecido na cidade como o Clube dos Ingleses.

Cross disputou diversas partidas, entre amistosos e jogos do campeonato municipal, pelo Santos AC, inclusive aquele que marcaria a história do futebol da cidade. Em 15 de setembro de 1912, o irlandês estava na ponta esquerda do time do Clube dos Ingleses que foi derrotado por 3 a 2 pelo Santos Futebol Clube, na primeira partida da nova agremiação que acabaria se tornando um dos clubes de futebol mais famosos do mundo.

Harold Cross em 1952

Como o Santos FC tinha a pretensão de disputar o Campeonato Paulista, o clube recrutou os melhores jogadores da cidade. Então, com 29 anos, Harold Cross foi defender o clube alvinegro.

No primeiro dia de junho de 1913, Harold Cross estava em campo na estreia do Santos pelo Campeonato Paulista. A equipe santista levou um sonoro 8 a 1 do Germânia. Porém, foi o irlandês que marcou o gol de honra do alvinegro, entrando na história do Santos. Ele também esteve em campo na vitória por 6 a 3 contra o Corinthians, a única da equipe naquele certame.

Harold Cross defendeu o Santos até 1915, participando de jogos históricos, como a vitória de 2 a 1 sobre o antigo São Vicente AC, ainda em 1913, em partida que marcou a primeira vez em que o alvinegro usou camisas listradas.

Harold Cross e Quintino Ratto na Praia do Boqueirão,
em 1952, com o jornalista De Vaney

Em 7 de fevereiro de 1915, Harold Cross entrava pela última vez em campo na vitória do Santos contra o União Team, de Amparo, por 2 a 1. No total, foram 13 anos de atividade no futebol daquele que foi o pioneiro do futebol santista. Mesmo aposentado dos campos, o irlandês continuou se dedicando ao Santos até os últimos dias de sua vida.

Na comemoração dos 50 anos da primeira partida de futebol em Santos, em 1952, o jornal A Tribuna fez uma reportagem especial, onde entrevistou Harold Cross e Quintino Ratto. Ambos relembraram como foi aquele dia e mostraram onde exatamente o campo foi montado. Fora do futebol, Harold Cross trabalhou como corretor da bolsa do Café em Santos e faleceu em 1956, aos 73 anos. Foi casado com Valdomira Ribas (prima do sanitarista Emílio Ribas), e tiveram quatro filhos (todos já falecidos): Charles, Nely,  Deyse e John Ribas Cross.

Harold Cross e sua esposa
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Apresenta um erro quando afirma que o Santos jogou a primeira vez com uniformes listrados na vitória de 2 a 1 sobre o antigo São Vicente AC, em 1913.

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações