Direitos de transmissão do futebol: por que a Globo não dispensa?


Todos que acompanham futebol sabem que a Rede Globo é a detentora dos direitos de transmissão para a TV aberta por estas bandas dos principais campeonatos de futebol do Brasil e do mundo (Copa do Brasil, Séries A e B, Libertadores, Champions League e Mundial de Clubes, Copa do Mundo). Porém, nem sempre a cobertura destas competições é feita de forma que agrade aos amantes do esporte bretão, sendo que em algumas ocasiões nem a partida é transmitida.

Em alguns casos, a emissora do ‘plim plim’ não tem o pacote exclusivo, dividindo a exibição com no máximo uma emissora, mas ambas com transmitindo o mesmo o jogo ou, quando o jogo não tem muita importância, libera a transmissão para outra emissora, como é feito atualmente com a Bandeirantes.

A Rede Globo vem argumentando junto aos clubes que a audiência do futebol vem caindo cerca de 10% ao ano e que o futuro é transmitir estes jogos apenas em canal fechado. Então fica uma pergunta no ar: por que a Globo não desiste destes direitos? A resposta é simples: as experiências anteriores com direitos de transmissão na mão de outras emissoras deram audiências históricas para a concorrência. Em resumo, o que a Globo faz é o mesmo quando contrata algum apresentador popular de outra emissora e deixa na geladeira ou coloca em algum horário complicado. Só tira de outro canal para quebrar a audiência da concorrência.

Tivemos casos interessantes de boas audiências em jogos fora da Globo, como as finais do módulo amarelo da Copa União de 1987 (Sport x Guarani - SBT), da Copa do Brasil de 1992 (Internacional x Fluminense - Rede OM), e do segundo turno do Pernambucano (Santa Cruz e Sport - TV Pernambuco). Porém, as audiências de transmissão de futebol históricas fora da Rede Globo, com 50 pontos ou mais, e em sua maioria envolvendo o Corinthians, foram as seguintes (clique no link para saber sobre cada jogo):




←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações